segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Se ser livre é ser vadia, somos todas vadias!"


Poucos brasileiros, ao ouvirem “Marcha das vadias”, entenderão do que se trata. O movimento de caráter internacional iniciou-se em 3 de abril de 2011 em Toronto, no Canadá, e hoje é conhecido pelo mundo inteiro por lutar pelos direitos da mulher, que ainda sofre desigualdades diante dos homens.


As passeatas já ocorreram várias vezes no Brasil e contam sempre com mulheres vestindo roupas provocantes como blusas transparentes, lingerie, short ou simplesmente nada. O maior propósito da marcha é chamar a atenção de todos e deixar claro que as mulheres não pedem para ser estupradas e abusadas fisicamente por causa de suas vestimentas. O nome “marcha das vadias” ironiza, também, o fato dos homens tacharem as mulheres como tais por causa de suas roupas, sua personalidade, ou, ainda, pelo simples fato de ser mulher.

O mundo vem caminhando para a igualdade de gêneros devido a movimentos como este, e é claro, importantes ícones como Angela Merkel (chanceler alemã), Hilary Clinton (secretária de estado norte-americana) e Dilma Rousseff (presidente do Brasil), que estão representando os três primeiros lugares como mulheres mais importantes do mundo, segundo a Forbes.com. É claro que o índice de estupros ainda existe e é muito alto, entretanto, o potencial e a garra feminina ainda podem reverter esse quadro e fazer história não só no Brasil, mas no mundo.



Se você, como nós, mora na cidade de Santos-SP e tem interesse em saber um pouco mais sobre a Marcha das vadias, clique aqui para acessar o página do movimento no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário