Redações

Como proposto em classe pela professora Gisele, de Redação, postaremos nesta página trechos de nossos textos feitos ao longo do primeiro semestre, que abordam diversos temas, da importância da participação política à violência no Brasil atual.


PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: INDISPENSÁVEL OU SUPERADA?

‎"Talvez o passado histórico brasileiro possa nos explicar esse receio que temos da política; colonizados por portugueses, desde o nascimento da pátria fomos escravos dos soberanos. O país cresceu, gritou independência, se tornou uma república, mas os brasileiros nunca deixaram de ser explorados pelos seus próprios representantes, o que nos leva aos dias de hoje, em que a política virou praticamente sinônimo de corrupção."
 - Ana Carolina  nº 02

"Os partidos que se opuseram à ditadura militar exerceram a sua participação política ao reivindicar seus direitos e de uma sociedade melhor para o povo, conceito político que fora aplicado corretamente, pois a política prega o bem estar do homem e do meio em que ele vive em questão."
- Ana Luísa Honda • nº 03 
"Parece - e é - irônico o fato de que o berço do capitalismo tenha se dado em uma época em que se lutou tanto por reformas políticas, pelo fim das injustiças - em suma, pela democracia, forma de governo mais aberta à participação popular. E em pleno vigor de tal governo, a população, em sua maioria, parece ter assumido certa posição de inércia perante suas insatisfações."
- Anna Beatriz  nº 06 

"Nos dias de hoje ocorre o que pode se chamar de ciclo apolítico, de um lado estão os escolhidos para governar, que em vez de cumprirem as promessas feitas, estão participando de escândalos envolvendo roubo de dinheiro público. E do outro lado se encontra a consequência disso, que política é algo ruim e errado e que preferem não se envolver. Esse conformismo é que não leva o país para frente."
- Bruna Coelho  nº 08

"É preciso votar consciente de quem irá representar a sociedade, pois essa escolha definirá como que o país será dali para frente. A grande parte da população vota em qualquer candidato sem ao menos pesquisar sobre ele, porém reclamam que o país é governado somente por corruptos. A sociedade brasileira é um exemplo típico disso, ela encontra-se insatisfeita com a polítca, mas não faz nada para melhorá-la."
- Daniela Lerner  nº 12 
 "O senso comum diz que a corrupção e a deturpação do sistema governamental moderno simplesmente fizeram com que as pessoas perdessem a esperança de que um dia a política pudesse reger a sociedade em sua plenitude. No entanto, isso seria incompatível com a ideia de democracia, já que o voto representa a arma mais poderosa que o indivíduo pode possuir para modificar seu governo [...] É necessário lembrar: nada substitui o Estado no controle de uma sociedade, já que apenas ele pode garantir a totalidade de direitos igualitários, sendo uma instituição legítima. Portanto, fica claro que o voto é essencial e a participação política ainda é indispensável."
 - Luis Guilherme  nº 24

"Vários pensadores já discutiram o quão necessária é a política. Aristóteles, por exemplo, disse que: "A ciência mais imperativa e predominante sobre tudo é a ciência política", o que mostra que, independente da vontade de alguns indivíduos, ela continuará a controlar todas as outras ciências, instituições e aspectos sociais, como as relações entre as partes integrantes do Estado. É necessário, portanto, que a população tenha participação efetiva nesse processo para que, entre outras ações, verifiquem se a política está sendo direcionada para o bem estar de todos."
                                                                                                                     - Maiara Marinho  nº 27


"Há algumas décadas a política vem sendo um pouco esquecida. Não só por falta de interesse da população, mas também por falta de respostas de políticos, falta de ação. Esses falam em público, demonstram seus interesses e propostas, mas acabam decepcionado a população. Afinal, a participação da população é mesmo necessária? É claro que sim. A sociedade é que rege a política, são eles que escolhem e constroem o governo de um país e é muito importante a participação de cada um. Para o sistema todo funcionar, é necessário também bons políticos, com boas propostas, bom posicionamento e um pouco de retórica, pois é ela que traz o engajamento político."
- Marjorie Fernandes  nº 31



QUEM PENSA EM CARREIRA DEVE PENSAR TAMBÉM EM PAIXÃO

"Não se vive dignamente a pão e água, é verdade. Mas também não é preciso viver a brioche. Empregabilidade e piso salarial são aspectos a se ponderar na hora da escolha da profissão, mas não são decisivos. Ao ser prioritariamente guiado pela concepção lucrativa, o jovem acaba por entrar em conflito com outros fatores, como seus desejos, vocação, e, mais do que aptidões mercadológicas, suas características pessoais."
- Anna Beatriz  nº 06



O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

"Atualmente, com as inovações tecnológicas, é possível a inserção de computadores em salas de aula, no entanto a grande dúvida das pessoas é se com essas ferramentas tecnológicas, o professor poderá ser substituído pela máquina. Duas pesquisas feitas em escolas brasileiras mostraram resultados positivos quanto às aulas digitais, ou seja, observa-se que as porcentagens aumentaram. Com o professor atualizando seus métodos de ensino a cada mudança exercida no meio da educação, o computador só será um instrumento de absorção da aprendizagem, logo os estudantes poderão visualizar e ter contato direto com a matéria dada."
- Ana Paula Toito  nº 04 
"Primeiramente, deve-se ter em mente que, para a inserção apropriada das novas tecnologias no contexto escolar, é necessária a capacitação e adaptação de todos os envolvidos - professores, alunos, e a escola como um tudo. Os estudantes devem ser orientados sobre como utilizar a Internet de maneira correta, uma vez que dispõem de grande acervo bibliográfico, mas as informações nela contidas devem ser bem selecionadas, de modo a otimizar suas pesquisas e resultados."
- Anna Beatriz  nº 06

"O professor não será substituído e sim ganhará um “aliado”. Um site mostra uma pesquisa feita em 20 escolas, que a atenção dos alunos aumenta 60% com o uso de tecnologias em sala de aula, fazendo com que a aula fique mais dinâmica, e tanto o professor quanto o aluno, consigam usufruir da aula, que acaba sendo menos “maçante” quando só o professor fala e joga a matéria no quadro negro."
- Giovanna Pontes  nº 15

"Nota-se que o uso de computadores em sala de aula traz benefícios não só para o aluno mas também para o professor. O rendimento aumentado devido à dinamicidade aplicada nas aulas pelo professor, são resultados de que a tecnologia estará presente cada vez mais no nosso dia-a-dia."
- Ingrid Palloma   nº 19
“O aprendizado no Brasil com certeza sofreu e sofre muitas mudanças. Todas elas, de fato, foram visando a melhor absorção do aluno em relação à matéria dada em sala de aula. Uma ferramenta muito discutida e que está sendo aos poucos adquirida em escolas brasileiras é o computador dentro da sala de aula.”
- Isabela Konstantyner  nº 20


"No século XXI, as tecnologias vêm se tornando cada vez mais importantes e presentes na realidade brasileira e, obviamente, o setor da educação não se exclui desse processo. A chegada da "Era digital" às escolas torna as aulas mais dinâmicas: o professor pode recorrer ao uso de vídeos, imagens em 3d, filmes, canções, entre outros recursos, para que haja uma melhor assimilação da matéria pelos alunos. Dessa forma, a interatividade proporcionada pela tecnologia atrai os estudantes e torna o aprendizado mais divertido e prazeroso, além de contribuir de forma significativa para o trabalho do professor!"
- Karan Bozoglian Custódio  nº 22

"São inúmeras as possibilidades que um sistema intuitivo e interativo que estimula o interesse do aluno traz para a sala de aula. Isso sem mencionar a quantidade (e qualidade) de informação proporcionada pelo sistema de rede, através do qual todos os agentes do processo educacional se comunicam e aproximam entre si. Depois, obrigatoriamente, cabe ao professor ser criativo e inovador ao conciliar seu papel com o do computador, reinventando seu jeito de transmitir conhecimento."
- Luis Guilherme  nº 24

"Portanto, os computadores são apenas ferramentas, meios da educação, e a presença do professor ainda é necessária. Segundo o site da "ECA USP": " Ensinar é selecionar e organizar a informação para transformá-la em conhecimento", logo esse é o papel do educador. Sendo assim, a internet pode auxiliar o professor em sua função, ampliando suas formas de ensinar e preparando aulas que envolvam os alunos e desenvolvam seu conhecimento."
- Maiara Marinho  nº 27



TRABALHO INFANTIL NO BRASIL

"Quando trabalham, crianças são privadas de direitos básicos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, como a educação, saúde, esporte, lazer, liberdade, ou seja, são impossibilitados de crescer com dignidade. Muitas vezes, essas crianças são expostas a trabalhos pesados, que requerem o uso da força e um bom preparo físico, os quais esses jovens não possuem, implicando no comprometimento de sua saúde. Isso gera consequências terríveis, como a impossibilidade de uma futura profissionalização." 

- Karan Bozoglian Custódio • nº 22 


"Os danos causados não atingem somente a criança, mas também a sociedade como um todo: o indivíduo que inicia sua rotina de trabalho de forma prematura acaba tornando-se um trabalhador mal qualificado no futuro, pois ele tem pouco, ou muitas vezes, nenhum acesso à educação básica e profissionalizante, fazendo parte de uma grande massa de mão de obra despreparada."
                        - Maiara Marinho  nº 27

"O trabalho infantil é uma realidade que muitas crianças vivenciam, principalmente no interior de São Paulo e no nordeste brasileiro. Crianças trabalham em condições alarmantes para conseguir trocados que mal pagam sua alimentação. Infelizmente, nessas áreas é muito improvável que essa atividade que aflige a infância dessas crianças se dissolva, tudo em razão de que tais crianças ajudam no salário final de suas famílias. Esses jovens privam-se dos seus direitos de estudo, fazendo com que esses, quando adultos, se transformem em trabalhadores mal remunerados e sem 'qualificações', fazendo com que, no final das contas, esses jovens se tornem na próxima geração o retrato das próximas."

  - Priscila Lattari  nº 35

PAZ: UMA CONQUISTA IMPOSSÍVEL?


"Falar que é necessária a guerra para que tenhamos a paz é apenas uma forma de aceitá-la e acreditar que dela colheremos bons frutos. Entretanto, não há nada de positivo nas guerras. Elas são feitas para defender os interesses de uma classe ou nação, fazendo com que esta predomine sobre as outras. Em outras palavras, servem para fortalecer o vencedor e enfraquecer aquele que perde."
 - Ana Carolina  nº 02
"É perceptível nos grandes conflitos atuais o sentimento de superioridade das grandes potências em relação à países considerados menores. Isso se deve ao fato das potências capitalistas serem consideradas pelo resto do mundo superiores às outras. Esse tipo de sentimento causa um aumento dos conflitos, pelo fato dos países menores não se julgarem realmente inferiores. Um exemplo disso é o conflito entre Estados Unidos e Israel"
 - Guilherme Tavares  nº 16


“O mundo capitalista pode influenciar no quesito da busca pela paz, e ao mesmo tempo que possui suas vantagens, ele também é palco de inúmeros conflitos atuais, como: na África onde ocorre escassez de alimento, resultando na morte principalmente de crianças, enquanto nos Estados Unidos a quantidade de comida fabricada é tão grande que 61,6% da população americana sofre de sobrepeso ou obesidade, segundo pesquisa. Outros clássicos exemplos de como as guerras mundiais são acontecimentos que provam para a população que a paz mundial está além do querer: É o poder de todas as potências mundiais que poderia acabar com estas batalhas, entretanto, no mundo capitalista onde vivemos, o poder vem acima de qualquer valor humano.”
- Isabela Konstantyner  nº 20 



A VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA: COMO MUDAR AS REGRAS DESSE JOGO?

"Atualmente a violência tem sido um dos principais motivos de insatisfação da população urbana brasileira. Ela se manifesta através da opressão, dos tiroteios e também do abuso da força. [...] A causa para tamanha impetuosidade é associada aos problemas sociais: miséria, fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas, por exemplo, a urbanização. Ela traz um grande fluxo de pessoas para áreas urbanas, sendo assim, contribui para o crescimento ‘‘desorganizado’’ das cidades." 
- Ana Paula Toito  nº 04

"A violência é definida, no aspecto jurídico, como o constrangimento físico e moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outra pessoa. É um fenômeno que está presente na vida da maioria dos brasileiros, tanto direta como indiretamente. Isto é, seja sofrendo a violência, seja presenciando-a. [...] a violência é considerada um fenômeno histórico na construção da sociedade brasileira. A escravidão, a colonização, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da indepêndecia e entre outros, são fatores que contribuíram para o histórico da violência em que se encontra o Brasil atualmente. A população brasileira parece estar acostumada a vivenciar atos de violência, pois desde sempre ela está presente na vida destes."
- Daniela Lerner   nº 12

"A violência é um item social que infelizmente atribuiu fama ao Brasil sendo assim extremamente presente nos centros urbanos. Esse fenômeno provoca a despesa de milhões de reais por ano do dinheiro público que são direcionados ao seu combate. No entanto alguns métodos utilizados para combatê-la devem ser repensados, afinal é mesmo necessária uma reação causa efeito ou podemos neutralizar a violência através da melhoria de outros setores sociais relacionados às suas causas?"
- Isabela Moraes   nº 21
"Se fossem dadas melhores oportunidades de estudo e trabalho para os mais necessitados, o número desse "abuso" na sociedade talvez diminuisse, pois não adianta só aumentar o número de policiais para conter a violência se as pessoas continuarem sem condições de uma vida justa e digna."
- Luiza Alvarez •  nº 26



A FELICIDADE, ENTRE O TER E O SER 

"A busca pela felicidade é acompanhada por uma questão dualista, por qual caminho devemos percorrer para atingir a felicidade? Devemos ser guiados pelo prazer encontrado na aquisição dos bens materiais ou pela simplicidade do bem estar humano? Sem dúvida uma forma bastante inteligente de solucionar essa questão de ideias paradoxais é encontrar o equilíbrio entre tais ideias, não só devemos buscar ter uma vida que nos proporcione benefícios trazidos pelo dinheiro bem como devemos desfrutar da simplicidade dos acontecimentos como grandes amizades e momentos prazerosos. Em síntese, essas duas ideias quando estão sobrepostas uma a outra fazem com que a felicidade seja atingida pela perfeita combinação entre ambas."
- Isabela Moraes  •  nº 21
"Para cada um há um significado da palavra felicidade, há pessoas que são felizes com só um pouco e outras que só são felizes com muito, mas existe sempre uma maneira de encontrar a sua felicidade, como já dizia o antigo poeta latino Públio Siro: 'Não é feliz quem não se considera como tal.'"
- Luiza Alvarez •  nº 26


AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE TEMPO


"A formação da espécie humana dependeu de todo um processo histórico, em que o principal agente foi o tempo, tudo que somos, temos, fazemos, entre outras coisas, são consequências de um passado não tão distante quanto ao passado de ontem."
- Ana Luísa Honda • nº 03

"Existem diferentes formas de entender ou aproveitar o tempo, porém este é algo muito cruel, que nos leva sempre para maiores desafios, maiores dores, grandes sentimentos, gigantescas oportunidades que influenciam cada vez mais no amadurecimento do ser humano. A concepção do tempo é fazer todo e qualquer desafio parecer mais difícil antes de ser passado por ele, porém ao passar por este o amadurecimento chega no espirito e esse amadurecer só chega aos outros com o passar do tempo."
- Lucas Quelle •  nº 23 
"Indubitavelmente, o tempo age sobre a humanidade e a transforma. Entretanto, sua ação é encarada de diferentes formas. Há aqueles que valorizam o futuro, as metas, as conquistas; que se pegam pensando, em profunda dúvida, nas passagens que estão por vir. Mas planejar e arquitetar esse futuro necessita de grande foco no presente. Vários pensadores expõe suas ideias centradas no ideal como o atual sendo o essencial, remetendo à filosofia árcade do carpe diem. São, realmente, pontos de vista com fundamentos em seu desenvolvimento. Todavia, é preciso recordar sobre o quão importante é o passado. "
 - Matheus Carlos  nº 32


Um comentário:

  1. poxa, que legal....sem palavras, aquele que diz que o clichê é proibido!!! bjs edu, o corretor.

    ResponderExcluir