sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Chico Buarque, a voz de um povo



Durante a época da ditadura militar a música popular brasileira destacou-se com grande importância, sendo de forma implícita uma crítica ao governo e um movimento de união contra o regime da época. Foram diversos artistas que lutaram e sofreram pelo bem da nação. Podemos ressaltar alguns nomes conhecidos, como Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Ivan Lins, entre outros. Mas nosso grupo resolveu focar em um grande personagem, a quem todo o Brasil deve muito. Mesmo durante seu exílio, permaneceu compondo em contraposição à ditadura. Sempre lutou pelo seu direito e de seus irmãos de nação. 

Referimos-nos ao grande Chico Buarque. Nascido em 1944, na cidade do Rio de Janeiro, se mudou pra São Paulo dois anos depois. Filho do conhecido historiador Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista amadora Maria Amélia Cesário Alvim, ingressou na faculdade de arquitetura da USP, mas largou os estudos para se dedicar à música. Em 1964 compôs sua primeira música – Tem mais samba. Em 1966 começaram seus problemas com a censura. Em 1968, em um teatro onde a peça roda-viva – de sua autoria – era exibida, o CCC invadiu e espancou o elenco. Foi também, no mesmo ano, detido pela primeira vez. Em meio a tanta repressão, o cantor exilou-se voluntariamente em Roma em 1969. Prosseguiu lançando composições, e após algum tempo voltou ao Brasil. Foi preso em 1978 ao voltar de Cuba. Em 1984 participou ativamente da campanha "Diretas Já", na qual lutava por eleições diretas e participação ativa dos cidadãos no governo, e sua música “Pelas Tabelas” foi considerada um hino informal da campanha. Em meio a tantos episódios, Chico sofreu muito nas mãos do sistema, assim como inúmeros brasileiros. Muitos não resistiram e faleceram em meio a tamanha desumanidade, mas ainda nos restaram alguns dos heróis que lutaram por justiça e direitos naquela onda de totalitarismo.

Para melhor explicarmos a participação desse símbolo da música brasileira e mostrarmos o quão importante a arte foi em meio àquele pesadelo, seguem alguns trechos de canções de Chico Buarque. Faremos breves comentários sobre alguns significados em meio à música, já que o sentido tinha de ser trazido indiretamente – driblando a censura imposta pelo regime militar.

Cálice – 1978


Pai! Afasta de mim esse cálice

De vinho tinto de sangue

Como é difícil acordar calado

Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada, prá a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa.

Na música cálice, a palavra mostra a repressão da época – já que a pronúncia remete a “cale-se”. O sangue expressaria o sofrimento em meio à tortura pela qual o país era tomado. Mostrava, assim como percebe-se no trecho, a angústia em meio à falta da liberdade de expressão e o desespero que não mais se aguentava, prestes a – como ele mesmo diz – “emergir o monstro da lagoa” e agir irracionalmente sem preocupar-se com a reação do governo.

Apesar de você - 1978


Hoje você é quem manda

Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
(...)
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você
onde vai se esconder
Da enorme euforia?
(...)
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!


Essa talvez seja a música mais explicita de Chico – mesmo que ainda tenha tido algumas partes censuradas, como um trecho que dizia sobre a queda de um castelo, se referindo indiretamente ao general Castelo Branco. Pegamos apenas alguns trechos, mas para quem se interessar, aqui está a letra completa (infelizmente, achamos apenas a versão “podada” pelos militares). Mostra a crescente revolta popular e a insatisfação em relação àquela vida de mentiras, àquela prisão que sentiam a cada dia.


Meu caro amigo – 1976


Meu caro amigo me perdoe, por favor

Se eu não lhe faço uma visita
Mas como agora apareceu um portador
Mando notícias nessa fita


Aqui na terra tão jogando futebol

Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate o sol

Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta



A música “Meu caro amigo” se trata de uma carta a um amigo que fora exilado. Em meio a tantas pessoas sendo expulsas de seu país, tenta mostrar que embora tudo pareça normal e pacífico continua a piorar – só que nada é mostrado, tudo é oculto pela mídia: “mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta”.


Vai passar – 1984


Vai passar nessa avenida um samba popular

(...)
E um dia afinal
Tinham direito a uma alegria fugaz
Uma ofegante epidemia
Que se chamava carnaval
(...)
Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar
A evolução da liberdade até o dia clarear

A confiança de um amanhã melhor é o tema principal. A ditadura perdia poder em meio ao movimento popular – em cujos comícios eram reunidas quase um milhão de pessoas – com a força de políticos da oposição. O carnaval expressa a liberdade e a alegria de um povo que se libertava da opressão. É uma música alegre, já anunciando o breve fim do sistema que por décadas massacrou sonhos, torturou vidas e enterrou a liberdade. Era o começo de um novo Brasil!

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