quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Eleição dos Estados Unidos


No dia 6 de novembro deste ano, os estadunidenses decidirão se manterão o atual presidente Barack Obama no poder ou se darão lugar ao republicano Mitt Romney. Pode parecer apenas mais uma eleição, como a de qualquer outra nação, mas essa é uma a que se deve dar bastante atenção - querendo ou não, os Estados Unidos ainda são, sim, a maior potência mundial, uma vez que exercem bastante influência no mundo, e é até dito que a eleição presidencial americana é equivalente a uma eleição internacional.


Diferentemente do Brasil, onde as diferenças dos partidos não são tão latentes, os EUA possuem o Partido Democrático e o Republicano, cujas linhas ideológicas são bastante delimitadas. O primeiro é caracterizado pela organização de centro-esquerda, com a proposta de equilibrar o capitalismo com programas sociais. Apoiado pelos sindicatos, defende o direito das minorias, ao aborto e à educação pública. Os republicanos, por sua vez, defendem uma economia mais liberal, o que a princípio soa bom, mas trata-se da "lei da oferta e da procura" em sua forma mais crua. No campo social, o partido defende políticas conservadoras de defesa da família, opõe-se ao casamento entre homossexuais ou o financiamento de abortos com recursos públicos: seu eleitor típico é branco, religioso e favorável ao capitalismo.

Eis a principais características dos candidatos:






 
Para discutirem suas propostas - principalmente sobre os rumos que a economia do país tomará e relações exteriores -, os candidatos se encontrarão em três debates: o primeiro, hoje, dia 3 de outubro, em Denver, no Colorado, com o tema principal política interna; o segundo será em formato de "encontro" e os eleitores irão questionar diretamente os candidatos sobre vários assuntos, de acordo com o site da Comissão de Debates Presidenciais. Será realizado em Hempstead, Nova York, onde ocorreu o debate final entre Obama e o senador republicano do Arizona, John McCain, nas eleições de 2008. Ele ocorrerá no dia 16 de outubro. O terceiro e último debate ocorrerá no dia 22, em Boca Raton na Flórida, e abordará a política externa. Haverá também um único debate entre os candidatos a vice-presidente, que ocorrerá no Kentucky e abordará uma gama de assuntos internos e externos.

Para aqueles que se interessam pelo assunto e julgam ser importante acompanhar o processo da eleição, todos os debates ocorrerão às 22h, horário de Brasília, e serão transmitidos pelo canal Globo News. Para aqueles que não tiverem TV a cabo, pode-se assistir com o áudio original ou traduzido pelo site G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário