terça-feira, 2 de outubro de 2012

Desentrincheirando os games

Aprender história, às vezes, pode ser muito confuso e é necessária certa dedicação para as pessoas que possuem dificuldades nesta disciplina.
Pois bem, muitos procuram um modo alternativo de auxiliar na aprendizagem, utilizando filmes, livros, documentários, esses são métodos bastante usados pela maioria, porém se esquecem que o vídeo-game pode ser um grande aliado na compreensão dos fatos históricos da época.

Os jogos de tiro em primeira pessoa sempre necessitam de um objetivo e o contexto e os cenários mais utilizados, são os de guerra, focando muito na Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietnã e na Guerra do Oriente Médio.
As missões realizadas durante o jogo ajudam o jogador a entender como a guerra funcionava, os objetivos, o imperialismo, a questão sócio-econômica, a política do país em questão e muitas coisas que não ficam tão claras durante as aulas, são possíveis “vivenciar” jogando. Um exemplo disso é a guerra de trincheiras, o funcionamento dos tanques de guerra, a importância de submarinos e aeronaves, os armamentos pesados criados na época, entre outros.

Os jogos retratam muito bem a realidade e até prevêem de como será a 3ª Guerra Mundial, reproduzida no jogo Call Of Duty : Modern Warfare 3. Alguns jogos são bem fiéis e relatam até o uso de tortura durante a guerra com os seus personagens, outros por serem de cunho fictício, fazem o término do jogo fantasioso.

A série de jogos Battlefield relata quase todas as guerras que o mundo já teve e o cenário é bem fiel ao que os livros e a história conta.
Battlefield 1942 se passa na Segunda Guerra Mundial, e usava a tecnologia (engine) refrector, e tinha introduzido o modo conquista, onde os jogadores tinham que capturar pontos do mapa. Os cenários continham: praias de Normandy, desertos do norte da África, a batalha de Midway no Japão, Guadalcana e outros. O jogo contava com Tanques, jipes, aviões e barcos a disposição dos jogadores, os deixando lutarem em famosas batalhas da segunda guerra mundial por terra, mar e ar.


Medal Of Honror é uma série de jogos idealizada pelo cineasta norte-americano Steven Spielberg, situando-se na Segunda Guerra Mundial, o jogador encarna o tenente Jimmy Patterson, um soldado ligado a OSS, Organização Secreta Militar dos EUA. São representados nos jogos, alguns momentos históricos, tais como o desembarque em Normandia, cujo momento deu origem ao filme O Resgate do Soldado Ryan, dirigido também por Steven Spielberg. Nas outras edições possuem soldados diferentes e com objetivos diferentes.
Na Alemanha, toda a série foi considerada controversa, devido aos símbolos nazistas, como emblemas, uniformes e bandeiras, que podem ser encontrados ao longo dos jogos. Naquele país, este tipo de simbologia só pode ser usado para referências históricas. Assim, foi considerado inadequado para os mais jovens e disponibilizado apenas para pessoas com idade superior a 18 anos, e toda a publicidade foi retirada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário