quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Melhoria do Ensino Público: Ainda Podemos Ter Esperança?


   É visível que a educação pública no Brasil precisa de mudanças, para isso deve haver um incentivo do governo. Por muitos anos o ensino público foi comparado com o ensino das escolas privadas, a diferença é absurda. O governo deve dar mais atenção a este tipo de problema, já que a educação de base é essencial na formação do ser humano.
Estudos feitos pelo IDEB (Índice de Educação Básica) comprovam que as médias brasileiras para escolas públicas são muito baixas, em 2011 a média do ensino médio de uma escola pública se deu em torno de 3,4 enquanto a média de uma escola privada foi 5,7.
   A diferença é bem grande e por isso medidas devem ser tomadas imediatamente. Dentro desse assunto é impossível não mencionar o sistema de cotas, além das cotas para estudantes de cor negra, existe as cotas para alunos da rede pública, as quais são chamadas de ‘’reserva para alunos que cursaram um ensino médio em instituições públicas’’. Para os alunos de escolas privadas as cotas destinadas a escolas públicas são absurdas, já que tais muitas vezes tem uma educação de base melhor e com essas cotas, eles podem acabar se prejudicando e assim não conseguindo uma vaga nas universidades por ela estar parcialmente reservada aos alunos de instituições públicas. Muitos deles acham que a entrada na faculdade deve ser conquistada por mérito próprio e não por uma porcentagem reservada. Mas também não podemos esquecer o lado dos alunos de escolas públicas que não tem certa culpa, afinal, muitos não tem as mesmas oportunidades que alunos de escolas privadas e assim como o ensino oferecido pelo governo não é igualmente forte, eles não teriam grandes oportunidades de cursar uma boa faculdade, então se fossemos pensar em ingressar na faculdade apenas por mérito, eles seriam muito prejudicados, já que eles não tem acesso ao mesmo nível de aprendizado, por falta de oportunidades na vida. Assim devemos lutar para tentar impor ao governo que medidas sejam tomadas, pois de forma alguma queremos prejudicar aqueles que não tem oportunidade de cursar uma escola com um bom ensino, e da mesma maneira não podemos prejudicar aqueles que pagam para isso, os quais são estudantes da escola privada.

   Para pressionar o governo a implantar melhorias na qualidade do ensino público no país, estudantes de todo o Brasil realizaram uma passeata em diversas cidades do país. Os jovens estudantes, os quais participaram da passeata, seja de escolas estaduais, municipais e particulares, a qual foi bastante representada. Eles pedem um ensino digno, onde aqueles que estudam em escola da rede pública consigam ter uma base para poder concorrer ao nível de qualquer outro estudante de uma escola superior a dele. Eles não querem ‘’vagas reservadas’’ para estudantes da rede pública, eles querem igualdade, independente da onde o estudante cursou o ensino médio. A grande polemica relatada na passeata, foi que tudo depende da sua base, pois é através dela que eles vão ser aprovados nos devidos vestibulares, assim, tendo um ensino de qualidade nas escolas da rede pública, o estudante pode chegar onde quiser, sem precisar ser favorecido. Podendo estar a par de qualquer outros estudantes da rede privada. E claro, poder concorrer com igualdade todos aqueles que pretendem entrar em alguma universidade.

   Jovens estudantes apontam: ‘’ o Brasil investe muito onde não há necessidade, um grade exemplo é a copa do Brasil.’’ ‘’ a educação no Brasil é sempre deixada em segundo plano.’’ ‘’ o Brasil é o pais do futebol, eles só visam em investir nesse único esporte.’’ ‘’ o Brasil não vai para frente enquanto não decidirem investir realmente na educação.’’

   Essas são algumas fotos tiradas na passeata realizada aqui na cidade de Santos-SP na quinta-feira, 6 de setembro.



Imagem publicada na rede social por um anônimo.
" A grande realidade"


Nenhum comentário:

Postar um comentário