quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dicas de Filmes..



BATISMO DE SANGUE

Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos ( "Tito", "Betto", "Oswaldo", "Fernando" e "Ivo") na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada. 
Frei Ivo e Frei Fernando partem para o Rio de Janeiro, onde são surpreendidos e torturados por oficiais brasileiros que, acusando-os de traidores da igreja e traidores da pátria, perguntam por informações sobre o local de reunião do grupo para a posterior captura e execução de seu líder, Carlos Marighella. Após sofrerem tortura, os frades informam aos policiais o horário e o local de reunião do grupo. Marighella foi então surpreendido e executado por policiais do DOPS paulista. Frei Betto, refugia-se no interior do Rio Grande do Sul onde é encontrado, preso, e une-se ao restante do grupo no presídio de Tiradentes, em São Paulo, em 1971. Os frades são posteriormente julgados e sentenciados a quatro anos de reclusão em regime fechado.
A única exceção é Frei Tito, que é libertado em troca do embaixador alemão Ehrefried von Holleben, juntamente com outros presos políticos, em 11 de junho de 1970, e se exila na França. Frei Tito não consegue superar as seqüelas psicológicas sofridas após ser preso e torturado e acaba suicidando-se.

O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS


O filme é passado no ano de 1970 e conta a historia de Mauro,um garoto de 12 anos que é obrigado a deixar sua casa em Belo Horizonte. Seus pais, procurados pela ditadura militar o deixam na casa do avô em São Paulo. Porem o menino nem chega a encontra-lo já que o avo morre no mesmo dia em que é deixado. Schlomo,um judeu que é vizinho de seu avô,mesmo contra sua vontade passa a cuidar dele. Mauro passa então a viver a expectativa da copa do mundo e a esperança de que seus pais voltariam para assistir a competição com ele. O filme busca um olhar infantil sobre os acontecimentos da época , mesclando a paixão do futebol e a estranheza por fatos da época.É também um filme que fala sobre a ditadura de forma indireta, mostrando –a através da visão de uma criança que identifica situações por conta própria.


AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES




Crianças e adolescentes não foram poupados da ditadura imposta no Brasil .Muitos foram mortos ,outros foram utilizado na pressão sobre seus pais nos interrogatórios sob tortura.Com o Golpe de Estado de 31 de março, o regime bateu de frente com o movimento estudantil, reprimindo manifestos com bombas de gás e cassetetes, além de fechar grêmios e proibir a realização de reuniões  e congressos. Em uma dessas manifestações, morreram Fernando da Silva Lembo, um menino de apenas 15 anos, Jonas de Albuquerque Barros, com 17, e Edson Luiz Lima Souto, que tinha acabado de completar 18 anos e tornou-se símbolo da resistência juvenil. Um dos 140 desaparecidos políticos brasileiros, cujas famílias não tiveram, até hoje, atendido o direito milenar e sagrado de sepultar seus entes queridos, Marco Antônio Dias Baptista, tinha apenas 15 anos quando foi preso em Goiás, em maio de 1970, provavelmente pela equipe do capitão do Exército Marcus Fleury. Durante os 21 anos de regime ditatorial, o País foi governado por militares que se orientavam pela chamada Doutrina de Segurança Nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário